Como Construir Domo Geodésico

O primeiro domo geodésico moderno foi projetado pelo Dr. Walter Bauersfeld em 1922. Buckminster Fuller obteve sua primeira patente para uma cúpula geodésica em 1954.

Cúpulas geodésicas são uma maneira eficiente de construir edifícios. Eles são baratos, fortes, fáceis de montar e fáceis de derrubar.

Depois que as cúpulas são construídas, elas podem até ser recolhidas e movidas para outro lugar.

cupula geodesica

Essas estruturas geodésicas fazem bons abrigos temporários de emergência, bem como edifícios de longo prazo. Talvez algum dia eles sejam usados ​​no espaço, em outros planetas ou sob o oceano.

Se os domos geodésicos fossem feitos como automóveis e aviões são feitos, em linhas de montagem e em grande número, quase todas as pessoas do  mundo poderiam se dar ao luxo de ter uma casa.

Como construir um modelo de cúpula geodésica

Nesse artigo vamos tentar resumidamente explicar como construir um modelo geodésico.

Aqui estão as instruções para concluir um modelo de baixo custo e fácil montagem de um tipo de domo geodésico.

1º – Faça Triângulos:

O primeiro passo para fazer seu modelo de domo geodesico é cortar triângulos de papel. Você precisará de dois tipos diferentes de triângulos. Cada triângulo terá uma ou mais arestas medidas  da maneira que você quiser. O importante é preservar o relacionamento deles.

Por exemplo, se você fizer borda A 34,86cm de comprimento, faça borda B 40,35cm de comprimento e borda C 41,24cm de comprimento.

Faça 75 triângulos com duas bordas C e uma borda B. Estes serão chamados de painéis CCB, porque eles têm duas bordas C e uma borda B.

Faça 30 triângulos com duas bordas A e uma borda B. Inclua uma aba dobrável em cada borda para que você possa unir seus triângulos com prendedores de papel ou cola.

Estes serão chamados painéis AAB, porque eles têm duas bordas A e uma borda B. Agora você tem 75 painéis CCB e 30 painéis AAB.

2º – Faça Hexagonos e Meio Hexagonos:

Conecte as bordas C de seis painéis CCB para formar um hexágono (formato de seis lados). A borda externa do hexágono deve ser toda borda B.  Faça dez hexágonos de seis painéis CCB.

Se você olhar de perto, poderá ver que os hexágonos não são planos. Eles formam uma cúpula muito rasa. Existem alguns painéis do CCB remanescentes? Boa! Você precisa disso também. Faça cinco meio-hexágonos de três painéis CCB.

3º – Faça Pentágonos: 

Conecte as bordas A de cinco painéis AAB para formar um pentágono (formato de cinco lados). A borda externa do pentágono deve ser todas as bordas B. Faça seis pentágonos de cinco painéis AAB. Os pentágonos também formam uma cúpula muito rasa.

4º – Conecte Hexagonos com os Pentágonos: 

Este domo geodésico é construída de cima para fora. Um dos pentágonos feitos de painéis da AAB será o topo. Pegue um dos pentágonos e conecte cinco hexágonos a ele. As bordas B do pentágono são do mesmo tamanho que as bordas B dos hexágonos, de modo que é onde eles se conectam.

Agora você deve ver que as cúpulas muito rasas dos hexágonos e do pentágono formam uma cúpula menos rasa quando colocadas juntas. Seu modelo já está começando a parecer uma cúpula ‘real’.

Nota: Lembre-se que uma cúpula não é uma bola.

5º – Conecte Pentágonos aos Hexágonos:

Pegue cinco pentágonos e conecte-os às bordas externas dos hexágonos. Assim como antes, as bordas B são as únicas a se conectar.

6º – Conecte mais Hexágonos:

Pegue seis hexágonos e conecte-os às bordas B externas dos pentágonos e hexágonos.

7º – Conecte os meio Hexágonos:

Finalmente, pegue os cinco meio-hexágonos que você fez na Etapa 2 e conecte-os às bordas externas dos hexágonos.

Parabéns! Você construiu uma cúpula geodésica! Esta cúpula é 5/8 de uma esfera (uma bola) e é uma cúpula de três frequências.

A freqüência de uma cúpula é medida por quantas bordas existem do centro de um pentágono ao centro de outro pentágono. Aumentar a frequência de uma cúpula geodésica aumenta a esférica (esférica) da cúpula.

Segue abaixo também alguns vídeos interessantes sobre esse assunto:

Como Calcular Geometria de um domo geodésico?

 Cúpula Geodésica

Conheça também um ótimo livro sobre o assunto na Amazon

Não deixe de conferir mais conteúdos do nosso Blog Universidade da Construção.

Como Construir Domo Geodésico
5 (100%) 1 vote